O QUE É CRM? COMO IMPLANTAR NA MINHA EMPRESA?

 CRM – CUSTOMER RELATIONSHIP MANAGEMENT – GESTÃO DO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE



CRM pode ser considerado como um método estratégico de negócios capaz de gerenciar as relações de entre uma empresa com seus clientes atuais e futuros. O conceito articula  diferentes tipos de tecnologia que pode ajudar a sincronizar as vendas, as estratégias de marketing, o atendimento direto ao cliente ou setor de suporte técnico.

O que ele faz? 
Armazena informações de clientes atuais de potenciais e através do seu comando facilita inclusão de interação, como visitas a sites, ligações, e-mails, entre outros tipos de interação. Entretanto, a plataforma não é apenas uma lista de contatos elaborada, ela reúne e integra dados valiosos para preparar a equipe e atualizar com informações sobre os clientes, históricos e preferência de compras, tudo em um único local.

Como implantar o CRM na minha empresa?
É preciso primeiro aprofundar-se e definir a melhor estratégia de CRM para a empresa. É necessário escolher um ou mais objetivos para a iniciativa do CRM. Além disso, é preciso identificar em que momento de vida sua empresa está, se está crescendo ou caindo. É valido também lembrar qual o foco no produto, na produção, nas vendas ou no cliente?
Outro ponto é preciso também entender como funcionam as áreas de marketing, vendas e atendimento ao cliente e também quais serão seus indicadores de resultados. Se será mais importante o número de pedidos por produto ou a satisfação do cliente? Assim será possível aproveitar os benefícios diretos ou indiretos dessa ferramenta tão incrível.






Karen Arcanjo Prado
Faculdade Luciano Feijão
Administração
5° semestre


 

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